Dinâmicas de Organização

 

PAINEL INTEGRADO

 

OBJETIVO: Trabalhar no "grupão" em equipes de forma prática, desenvolvendo a comunicação e reflexão dispensando o plenário e a centralização do encontro numa só pessoa.

 

DESENVOLVIMENTO :

Dividir o grupão em equipes da seguinte forma :

  • Num grupo com 16 pessoas, poderá dividir em 4 equipes de 4 pessoas.
  • Cada participante da equipe receberá uma letra: a, b, c, d
  • As equipes receberão o tema a ser debatido e perguntas propostas.
  • Após terem refletido sobre o tema serão formadas novas equipes.
  • Os que tiverem a letra "a" formarão uma nova equipe. O mesmo acontecerá com os que tiverem a letra b, c, d.
  • Agora todos partilharão o que foi debatido nas equipes anteriores.
  • No final da dinâmica todos os participantes deverão ter tomado conhecimento de todas as reflexões feitas.

 

 

EU E MEU GRUPO

 

OBJETIVO : Avaliar o grupo e a contribuição de cada um de seus membros.

 

DESENVOLVIMENTO : Cada um responde em particular às perguntas:

  • que me agrada no grupo?
  • que não me agrada?
  • que recebo dele? o que deixaria de ganhar se ele se acabasse?
  • que recebo de cada pessoa?
  • que ofereço ao grupo?
  • qual foi a maior tristeza?

Cada um responde o que escreveu. É importante ressaltar que não se trata de discutir em profundidade mas principalmente de se escuterem reciprocamente. Depoi de ouvir todo mundo, fazer uma discussão do que fazer para que o grupo melhore.

 

 

 

QUEBRA-CABEÇA

 

OBJETIVO : questionar no gruo se os encontros estão ou não sendo monopolizados por alguns e valorizar a participação de todos.

 

MATERIAL : Quebra-cabeças conforme a quantidade de equipes, com figuras que falem sobre união e participação de todos.

 

DESENVOLVIMENTO : dividir o grupo em equipes. Distribuir para cada equipe um quebra-cabeça. Antes você deverá trocar uma peça de cada quebra-cabeça. Cada equipe deverá ter um observador que irá anotar o comportamento dos participantes. Depois discutir na equipe:

  • Houve a participação de todos?
  • Alguém monopolizou? Alguém ficou de fora? Por que?
  • Foi sentido a falta da peça? Alguém foi procurar a peça?
  • O que a dinâmica e a figura tem a ver com o nosso grupo?

Poderão ser elaboradas outras perguntas, conforme a necessidade do grupo.