O Jovem do Século XXI

  

  Jovem, quem é você? De onde vem? Para onde vai?

    Você já olhou para o mundo ao redor de você?

    Quanta gente, quantos jovens estão por aí, solitários, desorientados, e desesperados, jogando-se em tudo o que aparece, em tudo o que pode oferecer algum prazer ou satisfação como o sexo, as drogas, as bebidas? Agem dessa forma porque pensam que tudo isso vai resolver os problemas da suas vidas e devolver-lhes a paz que perderam. Enquanto uns lutam, trabalham, se esforçam para melhorar de vida, para estudar, para fazer novas amizades e assim abrir novos caminhos, alguns teimam em andar nas trevas, trocando a luz pelo escuro, o asfalto pela estrada de pó e pedras, a vida pela morte.

    E porque tudo isso? Por que essa cegueira tão grande? Por que essa resistência feroz, capaz de arruinar uma vida?

 

    Simplesmente porque falta, nessas vidas, um objetivo!

 

    Quantas pessoas que conhecemos - jovens, maduros, idosos - viveram nesta vida e dela partiram sem terem sido felizes...

    A cada dia, temos exemplos tristes de atletas, artistas, intelectuais e pessoas poderosas que vivem e chegaram ao fim de suas existências sem saber por que, por que viveram, por que sofreram.

 

E você, conhece o objetivo de sua vida?

 

    "Cada uma das pessoas que vem a este mundo constitui algo novo, algo que nunca tinha existido antes. Cada homem tem o dever de saber que nunca houve ninguém igual a ele no mundo, pois, se tivesse havido outro como ele, não teria sido necessário que ele nascesse. Cada pessoa é um ser novo no mundo, chamado a realizar sua peculiaridade."

(J. Buber)

 

    Retorna a pergunta:

    Qual o objetivo, a peculiaridade de sua vida?

    A juventude é uma fase transitória da vida, assim como a infância e a adolescência. É época de descobertas e encontros, de achados e revelações. Tempo de pensar e agir. Pensar e servir.

    O que quer dizer jovem? A palavra jovem vem do latim juvare, que significa servir.

 

Jovem é aquele que serve

 

    Na antiga Roma, sabia-se qualdo alguém deixava de ser criança: quando já podia servir, ajudar; quando se tornava ajudante.

    Hoje, em nosso tumultuado século XXI, o jovem é chamado a cumprir o papel do jovem, a ajudar, a servir para que o mundo fique melhor, para que a sociedade seja mais justa, para que as famílias tenham menos problemas e sejam mais ninho e mais aconchego.

    O jovem deve ajudar através de exemplos, atitudes e ações, demonstrando calma, alegria, caridade, entusiasmo, disponibilidade.

    Ele deve ser um outro Cristo, de forma salutar, amável, santa.

    Existem muitos jovens por ai que caem no vício, na droga, na bebida, vivendo de forma desajustada e infeliz. Eles parecem jovens porque tem pouca idade, mas são velhos em seus corações que não sabem se abrir para amar, para servir, para ver o mundo e transformá-lo

    O agricultor, quando quer saber para onde sopra o vento, joga para o ar um punhado de terra.

    Você, meu jovem, jogeu para o alto um pouco de seu tempo, de seu dinheiro, de suas horas vagas, um pouco de suas preocupações. Dessa forma, você verá para onde está norteado seu objetivo de vida e verá que para lá se dirige sua vida.

 

VIVÊNCIA

    Vamos tentar, a partir de hoje, eleger a Cristo como maior objetivo de nossa vida.

    Ele será um objetivo que irá nos satisfazer.

    Além disso, vamos procurar olhar ao redor de nós.

    Quantos jovens perambulam pelas ruas sem ter um objetivo. Por quê? Seguramente, porque falta-lhes algo maior, um irmão, o Cristo.

    Vamos abraçar a Cristo, vamos colocá-lo em um lugar privilegiado em nossas vidas, e depois vamos convidar outros jovens

 

Venham conosco! Hoje encontramos o Salvador!

 

Fonte: Crisma, o Sacramento da responsabilidade; Galvão, Carmem Silvia Machado; Galvão, Antônio Mesquita)