O Espírito Santo
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Ele é Deus com o Pai e o Filho, e é o criador do Homem-Deus Jesus Cristo, em sua natureza humana. É pai, consolador e conservador da Igreja e intermediário de todos os dons.
O Espírito Santo é o nosso santificador, artifice de evangelização e motor de nossa conversão. É também guia e alma da igreja. A graça de Jesus Cristo e o amor do Pai eterno nos vêm pela comunhão do Espirito Santo. A graça e o amor existem desde todo o sempre, mas o Espírito Santo é quem vem nos ensinar e nos mostrar sua existência. É como uma família pobre que vivesse sobre um rico posso de petróleo. De que lhe serviria? Assim também do mesmo modo, seria para nós inatingível, a obra da libertação e redenção de Cristo, se o Espírito Santo não viesse nos esclarecer acerca de toda a verdade. Ao Espírito de amor estão confiadas a salvação de nossa alma e sua santificação.
OS SÍMBOLOS DO ESPIRITO SANTO
O Espírito Santo, em geral, é representado por três símbolos: a pomba-branca, as línguas de fogo e o vento impetuoso.
A pomba branca aparece no batismo de Jesus e é símbolo de doçura, simplicidade, bondade e paz.
As línguas de fogo e o vento impetuoso representam a forma como o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos em Pentecostes. O fogo representa o amor de Deus pelos homens.
O vento é o instrumento que forma o fogo mais forte e cada vez mais vivo. A expressão "batizar com fogo" significa com o sinal do amor, um amor eterno.
OS DONS DO ESPIRITO SANTO
O Espírito Santo, como foi prometido por Jesus, está sempre a derramar dons sobre nós. São múltiplos e variados os dons que recebemos, conforme a vontade de nosso Pai, e conforme nosso pedido para recebê-los.
Entendimento: é o dom de ver as coisas de modo esclarecido. É a facilidade que recebemos para julgar pelo amor, segundo o coração;